BIOGRAFIA

 

Débora Bloch, filha do ator Jonas Bloch e de Rebeca Bloch, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Aos 7 ANOS mudou-se para São Paulo, onde estudou no colégio Scholem Aleichem. Aos 14 ANOS, chegou ao Rio de Janeiro, cidade onde vive até hoje. No Rio, estudou no Colégio São Vicente de Paulo.

 

Ainda criança, seu programa nos finais de semana era frequentar os ensaios e as coxias dos espetáculos em que seu pai atuava, como ‘Sonho de uma noite de Verão’, de Shakespeare, ‘Peer Gynt’, de Ibsen, e ‘Pano de Boca’, de Fauzi Arap, dentre outros. Acompanhou, por exemplo, as aulas de esgrima de seu pai - preparação para a peça Hamlet - com Walmor Chagas que aconteciam no quintal de sua casa, em São Paulo.

 

Cedo começou fazer cursos de teatro, de ballet clássico e de dança moderna. Passou pelas mãos de mestres como Klaus Vianna, Angel Vianna, Graciela Figueroa, Ismael Guiser, Ruth Rachou, Claudia Chat, Heloisa Vasconcelos e Laura Proença.

 

Aos 15 anos, já no Rio, fez curso no Teatro Ipanema com Rubens Correa, Ivan de Albuquerque, Leyla Ribeiro, Lourdes Bastos e Ailton Escobar. Nesta ocasião, foi selecionada, junto com outros atores, para formar um grupo de teatro dirigido por Ivan de Albuquerque e Rubens Correa, no qual trabalhou por um ano. Mais tarde, fez formação também com Amir Haddad.

 

Sua estreia no teatro aconteceu aos 17 anos, com o convite para substituir Lucélia Santos na peça ‘Rasga Coração’, com Raul Cortez. Em seguida, fez parte do grupo Manhas e Manias, experiência de criação coletiva e produção, determinante em sua formação. Juntos, participaram da fundação do Circo Voador, ainda no Arpoador, convivendo com outros importantes grupos de teatro e música, como Asdrúbal Trouxe o Trombone, Barão Vermelho, Cazuza, Lobão e outros.  

 

No cinema, estreou em ‘Noites do Sertão’, com roteiro e direção de Carlos Alberto Prates Correia, baseado em romance de Guimarães Rosa, com o qual ganhou três prêmios de melhor atriz: Kikito de Ouro em Gramado, Candango no Festival de Brasília e ainda no Festival de Cartagena, na Colômbia. Sua carreira cinematográfica inclui também ‘Bete Balanço’ (1984), ‘Bossa Nova’ (199?), ‘Caramuru’ (2001) e ‘À Deriva’ (2009), entre outros.

 

Fez seu primeiro trabalho na TV aos 18 anos, na novela ‘Jogo da Vida’, de Silvio de Abreu, como filha de Gloria Menezes e Paulo Goulart. Seu mais recente papel na TV foi o da Duquesa Úrsula, na novela ‘Cordel Encantado’ de Telma Guedes e Duca Rachid e direção de Amora Mautner.

 

A partir da peça ‘Fica Comigo esta Noite’ (1990), de Flávio de Souza, que esteve em cartaz por cinco anos, passou a produzir os seus espetáculos. Como produtora, esteve à frente de ‘Kean’ (1995), ‘5 X Comédia’ (1996), ‘Duas mulheres e um cadáver’ (2000), ‘Tio Vânia’ (2003) e ‘Brincando em cima daquilo’ (2007).

 

É mãe de Julia (1993) e Hugo (1997).

Todos os direitos reservados à DEBORA BLOCH©  2016 // Site

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
07.jpg